Ministério
da Educação e Cultura
Programa
Nacional de Tecnologia Educacional
Proinfo
Integrado
Curso
de Introdução a Educação Digital
Projeto
de Pesquisa e Aprendizagem
O
Uso dos Jogos Educativos na
Aprendizagem dos alunos da
E.
E. F. Salustiano da Costa
Cardoso
Antonio
Rogério Brito de Carvalho
Francisco
de Assis Lopes do Nascimento
Patrícia
Almeida Mapurunga
Viçosa do Ceará,
Outubro de 2012
APRESENTAÇÃO
O presente Projeto buscou introduzir
no meio escolar o uso das tecnologias na melhoria da aprendizagem dos
alunos, para isso procurou-se fazê-lo de forma que chamasse a
atenção dos alunos e os fizesse gostar de utilizar esses meios
tecnológicos e que ao mesmo tempo estaria proporcionando
conhecimento a eles, isso se deu por meio de jogos educativos que
além de diverti-los, trouxeram desenvolvimento de habilidades no uso
do computador, no ensino e aprendizagem de algumas disciplinas, como
por exemplo, a Matemática, Raciocínio lógico, Português e
Conhecimentos gerais; também promoveu a inclusão dos alunos no
mundo da informática, tão presente nas nossas vidas nos dias
atuais. Para isso contou-se com a colaboração dos corpos discente e
docente e da direção da escola.
DESENVOLVIMENTO
A sala de informática foi utilizada
por todos os alunos divididos por turmas e horários diferentes, onde
cada um teve acesso individual ao computador; tiveram acesso a jogos
já existentes na escola e outros buscados na Internet pelo professor
de informática, também tiveram a oportunidade de pesquisar na web
diferentes tipos de jogos educativos e colocá-los em prática, após
essas atividades, houve discussão com os alunos a respeito dos
benefícios das novas tecnologias na escola e os mesmos puderam
expressar suas opiniões sobre o assunto.
Os professores também tiveram contato
com os jogos e perceberam os benefícios que eles podem trazer na
aprendizagem, desmitificando a idéia de que o aluno só vai ao
laboratório de informática para brincar.
Diante de tudo o que foi vivenciado
pela comunidade escolar, ficou claro a importância dos TICS dentro
da escola e firmou-se o compromisso com professores, direção e
alunos do constante uso do término do projeto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Retirado de:
http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2034&secao=268

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